Yin e Yang, a base de quase tudo.
- Guilherme Bozi
- 12 de mar.
- 2 min de leitura
Yin e Yang são empregados para a classificação e caracterização de fenômenos, situações, objetos, etc. Deve sempre ficar claro que algo somente pode ser classificado como Yin em relação a uma oposição com Yang.
Qualquer duas coisas, fenômenos ou situações com uma relação de oposição podem ser generalizadas como Yin e Yang. Além disso, em qualquer processo, do início ao fim, deve haver uma interação entre Yin e Yang, pois somente com esta interação os processos acontecem.
Estes são conceitos completamente integrados entre si, sendo expressos e identificados sempre como a manifestação de dois contrários de uma mesma situação, coisa, ação, função, etc. É importante notar que algo somente pode existir em relação a seu oposto. Por exemplo, somente existe o lado da frente de algo pois existe o seu lado de trás. Para que algo esteja em cima, necessariamente algo deve estar em baixo.
Para a Medicina Chinesa é fundamental o entendimento de que as coisas se mantém em equilíbrio dinâmico, de modo que em alguns momentos temos mais Yin e menos Yang, e em outros temos mais Yang e menos Yin. Isto deve ocorrer constantemente e o equilíbrio nunca será estático.

A Teoria de Yin e Yang, juntamente com outras teorias e práticas, auxiliou os praticantes e estudiosos a estabelecer o sistema teórico da Medicina Chinesa.
A Teoria de Yin e Yang é aplicada para:
Explicar a configuração do corpo humano: todos os tecidos e estruturas do corpo estão interligados e podem ser classificados nas categorias de Yin e Yang a partir de diferentes ângulos e em diferentes níveis.
Explicar as atividades fisiológicas do corpo humano: de maneira geral, as mais diversas atividades fisiológicas são classificadas como Yang em relação às mais diversas substâncias, como o Sangue (Xue) e os Líquidos Corporais (Jin Ye), que são classificados como Yin.
Explicar as alterações patológicas do corpo humano: a Medicina Chinesa afirma que a ocorrência de todas as doenças é o resultado da perda do equilíbrio dinâmico entre Yin e Yang no corpo. Além disso, os fatores patogênicos são normalmente classificados como sendo Yang ou Yin.
Auxiliar no diagnóstico das alterações: uma das formas mais difundidas de Diferenciação de Síndromes é conhecida por Oito Princípios (Ba Gang), onde o praticante classifica os sinais e os sintomas do paciente de acordo com a Teoria do Yin e Yang.
Auxiliar no tratamento de alterações: como a Medicina Chinesa afirma que a essência das doenças está nos desequilíbrios entre Yin e Yang, o praticante deve utilizar estas informações para tonificar o aspecto que se encontra deficiente e dispersar o aspecto que se encontra em excesso.


Comentários